fbpx
Select Page
Portugal

Escolas precisam de 4608 funcionários

Faltam mais de 4600 funcionários nas escolas portuguesas. O alerta é da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas que acrescenta que um em cada dez funcionários está de baixa.

8 Março, 2019 - 13:06

Vítor Alvito

As escolas têm cada vez menos Assistentes para garantirem o normal funcionamento. A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) realizou um inquérito em todo o país e concluiu que faltam 4608 funcionários, entre Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.

“Aquilo que nós contatamos na resposta a estes inquéritos é que estão em falha no sistema educativo nacional 3384 funcionários, os chamados Assistentes Operacionais, e também 1224 Assistentes Técnicos que é aquele pessoal que presta serviço nas secretarias das escolas”, afirmou à Record TV Filinto Lima, Presidente da ANDAEP.

Mas Filinto Lima lembra que a falta de trabalhadores é ainda mais expressiva se se juntar todos aqueles que estão em casa de baixa.

“Outro dado a salientar é que 10 por cento dos funcionários não estão nas escolas diariamente porque estão em casa de baixa médica. Eu convido [o ministro das finanças] a visitar uma escola pública, para perceber durante uma manhã como é que os diretores, como é que os professores e os funcionários fazem omeletes, muitas vezes, com poucos ovos”, disse.

O inquérito foi respondido por 192 diretores que representam 25 por cento do total das escolas nacionais. O Governo já autorizou a contratação de cerca de mil assistentes operacionais, tês vezes menos do que seria necessário para colocar as escolas a funcionar normalmente.

Ainda assim Filinto Lima teme que este concurso se arraste para o início do próximo ano letivo e pediu urgência na resolução deste problema que dura há vários anos e marca o arranque das aulas… Já que se torna constante a falta de trabalhadores e o encerramento de serviços nas escolas por falta de pessoal

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa