fbpx
Select Page
Portugal

Estado gasta cada vez mais em exames no privado

Só no ano passado, foram mais de 920 milhões de euros gastos com Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

8 Julho, 2019 - 12:12

Record TV

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou com o setor privado 444,8 milhões de euros em Meios Complementares de Diagnóstico e 481 milhões em Meios Complementares de Terapêutica, em 2018.

Na origem do problema está a falta de condições do Serviço Nacional de Saúde, que tem resultado num aumento constante da despesa do Estado. Em 2018 foram gastos mais 99,4 milhões de euros do que no início da legislatura, em 2015.

Estes números surgem depois de o deputado do PS Renato Sampaio questionar o Estado sobre quanto é gasto com a saúde dos portugueses no privado.

O documento enviado ao deputado revela ainda um aumento de 81,9 milhões de euros entre 2015 e 2017 na despesa da ADSE com o regime convencionado (394 milhões em 2017).

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, acredita que os números agora revelados estão sobretudo relacionados com a falta de condições no Serviço Nacional de Saúde, como a avaria constante de equipamentos obsoletos e falta de capacidade de resposta nos hospitais públicos.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa