Ex-adjunto de Galamba acusa ministro de querer mentir à comissão de inquérito

Ex-adjunto de Galamba acusa ministro de querer mentir à comissão de inquérito
© Paulo Alexandrino/Globalimagens

Frederico Pinheiro enviou um comunicado às redações no qual partilha a sua versão cronológica das reuniões secretas entre ministro.

O adjunto do ministro, hoje exonerado por “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades” acusa João Galamba de tentar mentir à comissão de inquérito da TAP.

Em causa estavam notas retiradas na reunião entre o OS, o Governo e a CEO da TAP. Frederico Pinheiro diz que o gabinete de Galamba decidiu responder à comissão de inquérito que não existiam notas sobre as reuniões.

“Nesse momento Frederico Pinheiro indica à técnica que, como sabia, tal era falso e que (…) era provável que fosse chamado à CPI e seria obrigado a contradizer a informação que estava naquela proposta, com a qual discordava”, explica o comunicado, citado pelo jornal “Público”.

Frederico Pinheiro, na sua versão, terá dito por várias vezes que a posição de não revelar as notas da reunião tinha de ser revista, nomeadamente no dia 25 de abril, algo que João Galamba não terá gostado tendo “uma reação irada”.

“Nesse mesmo dia à noite Frederico Pinheiro envia ao Ministro das Infraestruturas por email as notas que tirou das reuniões de 16 e de 17 de Janeiro e enviou igualmente uma sugestão de mudança na resposta a enviar à CPI. A sugestão assentava na divulgação das notas tiradas na reunião de 17 de Janeiro;” é possível ler no comunicado.

A nota termina a informar que no dia seguinte, 26 de abril,” Ministro das Infraestruturas João Galamba ligou ao adjunto Frederico Pinheiro a comunicar que estava despedido.”