Fábrica Queijo Saloio encerra em Torres Vedras

Fábrica Queijo Saloio encerra em Torres Vedras
Envato

A empresa, com cerca de 60 trabalhadores, foi declarada insolvente.

A fábrica Queijo Saloio, em Torres Vedras, detida pelo grupo Queijos Santiago e com 60 trabalhadores, vai encerrar na segunda-feira, disse esta terça-feira à Lusa fonte sindical, pedindo a intervenção do Ministério do Trabalho.

Em declarações à agência Lusa, Rui Matias, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (SINTAB), adiantou que a fábrica da Ponte do Rol, no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, vai encerrar na segunda-feira, depois de ter sido declarada insolvente.

Os atuais 60 trabalhadores “estão a ser convidados” a ir para outra fábrica do grupo na Venda do Pinheiro, no concelho de Mafra, também distrito de Lisboa, a mais de 30 quilómetros de distância.

“Requeremos uma reunião com o Ministério do Trabalho e com o administrador de insolvência, porque vai ser tudo transferido para Montemuro [Venda do Pinheiro], muitos trabalhadores não têm alternativa face à antiguidade na empresa e alguns não querem ir para ir ganhar o salário mínimo”, afirmou o dirigente sindical.

Segundo Rui Matias, o grupo Queijos Santiago assegura transporte para os trabalhadores, mas poderá “ser tirado a qualquer momento, porque não está previsto nos contratos”.

Ainda de acordo com o sindicalista, o SINTAB defendeu a manutenção dos postos de trabalho na fábrica de Torres Vedras, mas “isso foi negado pelo administrador de insolvência”.

A fábrica e a marca da Queijo Saloio foram compradas há cinco anos pelo grupo Queijos Santiago.

Segundo o portal da Justiça Citius, a Caixa Geral de Depósitos pediu, em março, a insolvência da fábrica Queijo Saloio devido a dívidas contraídas nos últimos cinco anos que, de acordo com o dirigente sindical, se situam entre os 20 e os 25 milhões de euros.

Em maio, o Tribunal da Comarca Lisboa Norte declarou a fábrica insolvente, tendo sido realizada uma assembleia de credores em julho.

A fábrica de Torres Vedras chegou a ter mais de uma centena de trabalhadores.