Falsos GNR detidos em Leiria

GNR
PUB
Leaderboard da campanha da opticalia

Um casal foi detido em flagrante por se disfarçar de oficiais da GNR e bombeiros para cometer burlas. Na casa dos suspeitos, em Alcobaça, a PSP apreendeu várias fardas e equipamentos oficiais.

Há vários anos que o casal se dedicava exclusivamente ao negócio de burlas e de falsos peditórios. Vestidos com fardas da GNR, dos bombeiros e até mesmo do INEM, o homem e a mulher iam para superfícies comerciais para fazer falsos peditórios em nome das respetivas entidades.

Os dois suspeitos de 34 e 38 anos vestidos como oficiais da GNR, foram detidos em flagrante pela PSP, esta segunda-feira, quando estavam prestes a fechar um contrato relativo a uma habitação. Na altura, exibiram carteiras profissionais falsificadas com o intuito de tirar proveito dessa condição.

Após a detenção, os agentes realizaram buscas à residência onde o casal vivia, na Benedita, no concelho de Alcobaça.

Encontraram diversas fardas da GNR, também insígnias, bastões, algemas, coldres, rádios emissores e recetores, além de uma luz azul para sinalizar viaturas policiais em marcha de urgência.

De acordo com a investigação da PSP, grande parte do material apreendido é verdadeiro. Seria comprado em lojas de equipamento técnico-tático das forças segurança, no entanto, os suspeitos também fabricavam outros artigos.

A PSP admite a possibilidade de o casal estar envolvido noutro tipo de crimes, como burlas a idosos. Esta terça-feira, os burlões já com antecedentes criminais foram presentes a tribunal. Estão referenciados pela prática de crimes de burla, falsificação de documento, usurpação de funções e abuso de designação, sinal ou uniforme.