Governo aprova apoio às rendas e bonificação dos juros

Governo aprova apoio às rendas e bonificação dos juros
Lusa

Medidas no âmbito do pacote da habitação aprovadas em Conselho de Ministros.

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, os apoios relativos ao crédito à habitação e ao pagamento das rendas, no âmbito do pacote de medidas para a habitação, anunciou o primeiro-ministro. 

“O Conselho de Ministros aprovou, já hoje, duas medidas para a apoio à habitação das famílias portuguesas: uma medida de apoio à renda e uma medida de juro bonificado para os créditos contraídos até ao dia de ontem”, disse António Costa. 

A medida de apoio à renda é “temporária, que vigorará pelos próximos cinco anos”, explicou, acrescentando que terá um “montante máximo de 200 euros mensais e será pago com efeitos retroativos a janeiro”.

Relativamente à bonificação dos juros, a mesma vai vigorar até ao fim do ano mas pode ser prolongada caso não haja “regularização das taxas de juro” e passam a ser elegíveis créditos até 250 mil euros, face aos 200 mil euros anunciados há um mês.

Podem beneficiar destas medidas “todas as famílias com rendimentos ate ao sexto escalão do IRS, inclusive, e que tenham neste momento uma taxa de esforço, com as suas despesas com a habitação, superior a 35%”.

Costa explicou que o pacote final, com todas as medidas para a habitação, será aprovado a 30 de março.