Greve na CP prossegue

Trabalhadores da CP em greve 

Já foram suprimidos 57 comboios hoje.

A CP suprimiu 57 comboios dos 253 programados entre as 00:00 e as 08:00 de hoje devido à greve dos maquinistas da transportadora, tendo-se efetuado 196, segundo dados enviados pela empresa à Lusa.

A CP – Comboios de Portugal indica que dos 66 comboios regionais previstos não se fizeram 24 ligações e nos urbanos de Lisboa estavam programados 115 e foram suprimidos 23.

Nos urbanos do Porto, estavam previstos para aquele período 53, tendo sido suprimidos seis.

No que diz respeito aos comboios de longo curso, realizaram-se todas as ligações (11) previstas até às 08:00.

Os trabalhadores iniciaram a greve à prestação de todo e qualquer trabalho das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas de quinta-feira e até às primeiras horas de sábado.

Desde as 00:00 de sábado e até às 23:59 de sexta-feira (dia 17), os trabalhadores cumprem uma “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Desde as 00:00 de sábado e até às 23:59 de sexta-feira, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:00 e as 06:00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00:00 de terça-feira e as 23:59 de sexta-feira, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.