Greve no metro de Lisboa volta este domingo

Metro: Linha amarela de Lisboa encerra mais cedo na sexta-feira

No dia 26 de junho, este domingo, o metro de Lisboa vai encerrar devido a greve por aumentos salariais e melhores condições.

No próximo domingo vai decorrer mais uma greve no metro de Lisboa.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (ML) vão estar parados 24 horas contra a falta de condições de trabalho e na reivindicação do aumento dos salários, segundo a fonte da LUSA da Federação dos Sindicados de Transportes e Comunicações (Fectrans). 

A greve vai decorrer no dia 26, domingo, mas as perturbações no serviço devem começar ainda no sábado. 

O Metropolitano de Lisboa já anunciou há algumas semanas o inicio da contratação de maquinistas e do reforço das equipas de manutenção. As contratações foram realizadas depois da autorização concedida pelo Governo, no âmbito do plano de Atividades e Orçamento de 2022. Mas apesar disto, os funcionários decidiram manter a greve. 

Além da paralisação de 24 horas, os trabalhadores vão cumprir até ao final deste mês uma greve ao trabalho suplementar e eventos especiais. De forma a responder ao sindicato a empresa metropolitana garantiu que está disponível para procurar “soluções conjuntas de melhoria das condições de trabalho e de remuneração”. A empresa explicou em comunicado que tem vindo a procurar soluções de forma a manter ambas as partes satisfeitas. 

Desde março a maio de 2022 os trabalhadores Metropolitano de Lisboa realizaram mais de oito greves parciais e nove pré-avisos de interrupções em eventos especiais entre maio a junho.