Há padres acusados de abusos ainda no ativo

214 queixas de abusos sexuais na Igreja num mês

Bispo da Guarda e bispo emérito de Setúbal são suspeitos de encobrir abusos sexuais.

Uma investigação do Expresso dá conta de que, à semelhança de Manuel Clemente, também o bispo da Guarda, Manuel Felício, e o bispo emérito de Setúbal, Gilberto Reis, encobriram casos de abusos sexuais na igreja.

Na Guarda, os abusos ocorreram há cerca de dez anos, por padres da diocese.

Os pais de 17 menores fizeram na altura queixa-crime à PJ e um deles afirmou que Manuel Felício lhe disse que deveria ter falado primeiro com ele antes de ir à PJ.

O bispo emérito de Setúbal recebeu queixas contra um padre que está ainda hoje no ativo. Chegou a ser suspenso, no entanto voltou a exercer, sem qualquer participação ao Ministério Público.

De acordo com a investigação do Expresso, de 12 sacerdotes suspeitos de pedofilia, pelo menos metade ainda se encontram no ativo.

O Presidente da República recebe hoje a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu, defendendo que não há nada mais importante do que o apuramento da verdade e apontando a necessidade de se levarem até ao fim as investigações.