Homem simula o rapto da própria mãe

Polícia Judiciária
© D.R.

Um homem fingiu ser a própria mãe e acabou por inventar um sequestro, com autores identificados. A Polícia Judiciária descobriu que era mentira e agora o suspeito enfrenta acusações de denúncia caluniosa.

O caso remonta a novembro de 2020. Enviou um email para o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa garantindo que a mãe tinha sido raptada e revelava também a alegada autora do crime. Mas não se ficou por aqui, dias depois do contacto com o DIAP, o homem fez um perfil falso nas redes sociais em nome da mãe, onde publicou que tinha sido sequestrada. A partir daqui, foi uma bola de neve no enredo que só terminou quando foi apanhado pelas autoridades.

Com o perfil falso da mãe, enviou uma mensagem para a APAV a pedir ajuda, alegando que era vítima de violência doméstica.

No final do ano, voltou a contactar o DIAP, mas desta vez através do portal de denúncia anónima para em nome da mãe fazer queixa.

O caso foi inevitavelmente investigado pela Polícia Judiciária, em que os investigadores do Departamento contraterrorismo acabaram por descobrir que tudo não passaria de uma invenção do arguido.

O homem é agora acusado formalmente pelo Ministério Público de três crimes de denúncia caluniosa e um crime de falsidade informática.