Importância do futebol na obesidade infantil

Importância do futebol na obesidade infantil
PUB

O futebol é “eficaz” para crianças com excesso de peso, revela um estudo.

Está provado que o futebol pode ajudar a combater o excesso de peso nas crianças, concluiu um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É um dos desportos mais conhecidos do mundo. Faz-nos vibrar, chorar, sorrir e até nos ajuda a perder peso. Segundo uma investigação levada a cabo pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o futebol é uma estratégia eficaz para combater a obesidade e problemas cardiovasculares. O estudo envolveu 40 crianças com excesso de peso acompanhadas em hospitais do Porto. 

“Conseguimos perceber que o grupo que praticou futebol três vezes por semana para além das aulas de educação física curriculares obteve maior e melhor impacto nos seus marcadores de estado nutricional, metabólicos, comportamentais e psicossociais do que o outro grupo”
Em entrevista à agência Lusa, a investigadora Carla Rego afirma que foi feito previamente um diganóstico antes de o estudo ter sido colocado em prática.

“Antes de se iniciar qualquer tipo de intervenção, fizemos uma avaliação do estado de nutrição, em que caracterizamos a composição corporal, caracterizamos o desenvolvimento sexual porque durante a puberdade há mudanças que são precisas ter em conta, fizemos analises para avaliar marcadores metabólicos e aplicamos inquéritos da vertente psicossocial”.

O estudo, financiado pela UEFA, vem assim provar a importância do desporto-rei na saúde dos mais novos.