Incêndios na Europa: Área ardida em Gironde é já superior à da cidade de Paris

Incêndios na Europa: Área ardida em Gironde é já superior à da cidade de Paris
REUTERS/Sarah Meyssonnier

Espanha e França estão a ser violentamente afetadas pelos incêndios. A área ardida na região francesa de Gironde já é superior à de toda a cidade de Paris.

Não há mãos a medir no sudeste de França. Os violentos incêndios, que lavram na região de Bordéus há seis dias, continuam descontrolados e queimam tudo o que encontram pela frente. Já consumiram 19 mil hectares de terreno em Gironde, uma área superior à da cidade de Paris.

As horas parecem ser cada vez mais negras. Os bombeiros, que já são mais de 2 mil, continuam a chegar de todo o país e à medida que o vento sopra mais forte e os termómetros atingem os 40 graus, são programadas mais evacuações. Só esta segunda-feira, foram deslocadas 16 mil pessoas, elevando para 32 mil todas as que foram resgatadas desde o início destes fogos.

O mesmo foi feito com cerca de 400 animais do jardim zoológico de Arcachon, transferidos de comboio para o zoo de Bordéus. Segundo o Governo francês, pelo menos uma dezena acabou por não sobreviver devido ao calor e ao stress causado pelo fumo dos incêndios. As autoridades francesas esperam que o cenário acalme nas próximas 48 horas, com a descida das temperaturas.

Em Espanha, há cerca de 20 fogos por controlar. As chamas têm destruído casas e plantações e forçado milhares de pessoas a procurar abrigo de emergência, de norte a sul do país. Só em Zamora, 32 localidades foram evacuadas. O fogo já causou duas mortes e 15 feridos, um dos quais transferido para Valladolid com queimaduras graves.

Não menos complicada está a situação na Galiza, onde os fogos de Ourense e Lugo já destruíram 19 mil hectares de floresta. O combate aos vários focos de incêndios faz-se com cerca de 40 meios aéreos e ainda com o apoio de equipas especiais do exército espanhol.