Incêndios: Presidente da Câmara de Ourém diz que situação está “muito complicada”

Operacionais combatem cerca de 50 incêndios em Portugal
Lusa/ Miguel Pereira da Silva

O presidente da Câmara de Ourém (Santarém) disse hoje que a situação relativa ao incêndio que começou no concelho há mais de 24 horas e que já chegou ao distrito de Leiria “está muito complicada”.

A situação está muito complicada ainda. As casas estão no meio da floresta e muito dispersas”, afirmou Luís Albuquerque.

Adiantando que a preocupação é proteger casas, Luís Albuquerque disse à agência Lusa pelas 16:45 que, embora o vento agora esteja mais calmo, a sua intensidade, meia hora antes, “foi suficiente para fazer novas projeções”.

À população, o presidente do Município de Ourém pede calma, garantindo que os meios estão no local para combater o incêndio e proteger pessoas e bens.

O alerta para incêndio, na localidade de Cumeada, na União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, chegou às autoridades pelas 16:37 de quinta-feira.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, pelas 17:00 estavam no combate ao incêndio 523 operacionais, apoiados por 151 viaturas e sete meios aéreos.

O incêndio estendeu-se ao concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria.

Até àquela hora, foram registados 13 feridos ligeiros, dos quais 11 são agentes da proteção civil e dois civis. Trata-se de situações relacionadas com exaustão e inalação de fumos.

Entretanto, a empresa concessionária do abastecimento de água ao concelho de Ourém, a Be Water, informou, através da rede social Facebook do Município de Ourém, que, “devido ao apoio no combate ao incêndio que se tem vindo a alargar no concelho de Ourém, poderão ocorrer perturbações no abastecimento de água na área da União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais”.