Infarmed autoriza vacina contra Monkeypox

Monkeypox
REUTERS/Dado Ruvic

Infarmed autorizou vacina contra a Monkeypox a pedido da DGS. Estudos demonstram a capacidade protetora da vacina contra a Varíola dos Macacos. 

A Autoridade Nacional do Medicamento autorizou a utilização excepcional em Portugal da vacina para a Varíola dos Macacos, que foi aprovada nos Estados Unidos.

A DGS pediu  a validação ao Infarmed por se tratar da única vacina disponível à data a nível internacional e por ser composta por uma estirpe atenuada e não replicava do vírus Vaccinia (MVA), a mesma fórmula utilizada na vacina já aprovada na União Europeia desde julho de 2013. 

“Dado que a vacina MVA utilizada nos EUA é a única disponível, à data, a nível internacional, sendo a mesma formulação da vacina autorizada na União Europeia, após solicitação da DGS, foi concedida pelo Infarmed uma Autorização de Utilização Excecional”, pode ler-se no comunicado.

Em setembro de 2019, a entidade reguladora norte-americana (FDA) aprovou o uso desta vacina contra a infenção por Monkeypox (VMPX), com base em estudos que demostraram a capacidade protetora da vacina contra outros vírus da mesma família.  

Segundo as recomendações da DGS, os contactos assintomáticos de Monkeypox podem manter as rotinas diárias, como trabalhar ou ir à escola, mas devem, durante o período de 21 dias após a última exposição, reforçar a lavagem e higienização das mãos e manter a etiqueta respiratória, tal e qual como no covid-19. 

Já os contactos sintomáticos devem obedecer a cuidados de isolamento e ser observados, de forma a verificar os sinais de erupção cutânea. Caso não seja verificada nenhuma lesão cutânea-mucosa, o contacto deve manter a avaliação da temperatura até completar os 21 dias de vigilância. 

Em Portugal, no dia 17 de maio, foram confirmados resultados positivos em três amostras biológicas, confirmando-se os primeiros casos de infeção pelo vírus no país. Desde então, os casos de Monkeypox em Portugal totalizaram 415, de acordo com dados da DGS.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas, dores musculares cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.