Inspeção ao navio Mondego conclui que missão era “realizável em segurança”

Inspeção ao navio Mondego conclui que missão era
Patrulha Mondego

“Missão era de curta duração, não muito distante da costa”.

A inspeção ao navio Mondego determinada pela Marinha concluiu que a missão ao largo da Madeira era “realizável em segurança”, anunciou hoje o chefe do Estado-Maior da Armada na intervenção que fez aos militares da respetiva guarnição.

“A resposta clara e inequívoca que recebi, ontem [quarta-feira], foi que sim, que a avaliação do comando do navio, nas condições em que o COMNAV (Comando Naval) definiu a missão, era realizável em segurança”, frisou o almirante Gouveia e Melo.

O almirante sublinhou ainda que “a missão era de curta duração, não muito distante da costa, e com a abertura suficiente para ser abortado ao critério do comando do navio”.

Esta inspeção foi ordenada pelo chefe do Estado-Maior da Armada porque, segundo disse, estava “preocupado com a justiça e com a verdade, sem, contudo(…) desconfiar por um momento da linha de comando e do material, mas para esclarecer terceiros”.

Gouveia e Melo deslocou-se hoje à Madeira para visitar o navio Mondego e falar diretamente com a sua guarnição, incluindo os 13 militares que no sábado se recusaram a embarcar para uma missão de acompanhamento de um navio russo ao largo da Madeira.