fbpx
Select Page
Portugal

Internet já causa mais problemas aos jovens do que álcool ou drogas

Um em cada quatro jovens, com idades até aos 18 anos, admite que teve problemas por causa da Internet, no último ano.

6 Julho, 2019 - 16:06

Patrícia de Freitas

Está a aumentar o número de jovens que assume ter problemas com a Internet. O relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos” compilou as respostas de 66 mil jovens e concluiu que 25,9% dos inquiridos admitiram ter distúrbios pelo tempo que passam online.

Em relação a 2017, a percentagem agravou em 3% (22,9%), segundo dados disponibilizados pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, do Ministério da Saúde. As situações mais comuns, que afetam 16% dos jovens, dizem respeito a perturbações de rendimento escolar ou no trabalho. 11,5% admite que o tempo passado na Internet tem provocado mau-estar emocional e 9,6% confirma que este vício tem destabilizado o comportamento em casa.

Parte do tempo é usado para jogar online, em média, três horas por dia, seja durante a semana ou fim de semana. Contudo, o documento refere que um em cada dez jovens revela que joga durante 6 ou mais horas por dia.

O número de jovens com problemas devido ao uso da Internet é já superior aos que dizem ter perturbações pelo consumo de álcool – percentagem que em 2018 se fixou nos 21% – ou drogas que, nos últimos 12 meses, afetaram 9% dos inquiridos.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa