IRA resgata gato do topo de poste de iluminação na Vasco da Gama

IRA resgata gato do topo de poste de iluminação na Vasco da Gama
Reprodução Facebook IRA

Animal apresentava dificuldades em respirar e sinais de atropelamento. Foi resgatado com sucesso e já está disponível para adoção responsável.

Vasco da Gama foi assim batizado o gatinho que ontem foi resgatado pelo IRA do topo de um poste de iluminação na ponte com o mesmo nome. O animal apresentava um sério risco de cair à água ou no tabuleiro da ponte, provocando dessa forma um acidente. 

 

Uma embarcação privada ficou de prevenção caso o animal caísse à água enquanto se iniciavam as manobras de resgate. “Aquando da chegada Lusoponte com um cesto telescópico, demos início às manobras de resgate do animal, tendo o funcionário dessa concessionária apanhado o mesmo”, explicou a associação de resgate animal.

O gato acabou por ser retirado com sucesso, apresentando dificuldades respiratórias, provavelmente provocadas pelo stress da situação e ainda graves ferimentos na dentição, possivelmente provocados por um atropelamento. “Não tem fraturas nem hemorragias internas. A sua respiração era compatível com o stress da situação mas tem a dentição bastante maltratada”, avançou o IRA no Facebook.

Não se conhecem ainda mais informações sobre o animal, nomeadamente a idade nem como foi parar na ponte Vasco da Gama, suspeitando-se da hipótese de abandono.

De acordo com o IRA, Vasco da Gama está agora disponível para adoção responsável sendo um animal “extremamente meigo, gosta de colo e vira-se imediatamente para receber festas na barriga”. A associação explica ainda que o gatinho testou positivo para FIV “pelo que só poderá ser adotado pro famílias com outros gatos FIV ou então para ser “filho único””, explicaram.