PUB
Notícias Portugal Limpeza nas bermas do IP3 e N110 preocupam a Câmara de Penacova

Limpeza nas bermas do IP3 e N110 preocupam a Câmara de Penacova

Limpeza nas bermas do IP3 e N110 preocupam a Câmara de Penacova
Envato

A falta de limpeza das faixas até dez metros junto do IP3 e da estrada Nacional N 110 está a preocupar a Câmara de Penacova.

A responsabilidade da limpeza das estradas em questão é da Infraestruturas de Portugal, que de momento está a limpar as bermas junto ao IC6, umas das cinco estradas nacionais que atravessam o concelho.

António Magalhães Cardoso, vereador da Câmara de Penacova, avançou à agência Lusa que: “A nacional 110 está deplorável, com zonas de túnel, com árvores a unirem as suas copas, o que é muito preocupante, sendo uma estrada estreita e não havendo muitos sítios para onde fugir. No IP3, temos os taludes muito mal tratados”.

O crescimento de acácias junto à via principal que liga Coimbra a Viseu confirma que o cumprimento da regra da faixa de gestão dos 10 metros não está a ser cumprido. 

Segundo o vereador da Câmara de Penacova, todos os anos, insta a Infraestruturas de Portugal a informar o município sobre o plano de  limpeza das faixas de gestão de combustíveis e afirma que este ano não teve resposta.

Referiu ainda que foi feito um protocolo fechado entre a autarquia, a IP e a Altri em 2022, que visava assegurar a limpeza das estradas em questão a custo zero ou custos muito reduzidos. 

“Basicamente, a ideia era a Altri assegurar a limpeza e usaria a biomassa recolhida nesses trabalhos para alimentar a central termoeléctrica de Mortágua. Era limpar a estrada a custo praticamente zero”. Mas a IP recuou na continuação do protocolo, afirmando não estar confortável com uma parceria entre uma empresa privada, disse António Magalhães Cardoso à Lusa. 

A IP não deu nenhum esclarecimento à Lusa.

Exit mobile version