Mais de 1500 bombeiros combatem vários incêndios em curso

Incêndios: Três famílias desalojadas e um bombeiro ferido em Alvaiázere
Lusa/ Paulo Cunha

Incêndio em Alvaiázere, distrito de Leiria, é o que reúne mais meios após um reacendimento. Fogo está a ameaçar habitações. 

O incêndio começou no passado dia 7 no concelho de Ourém mas já se estendeu até Leiria. O incêndio chegou a estar dominado mas um reacendimento originou um novo fogo de grandes dimensões.

Neste momento, a localidade de Alvaiázere, no distrito de Leiria, está a ser fortemente fustigada. Às 18h30 o fogo estava a ser combatido por 361 operacionais, apoiados por 107 meios terrestres e três meios aéreos. As condições atmosféricas não estão a facilitar os trabalhos dos operacionais no terreno, com ventos fortes e o elevado calor que se faz sentido.

O incêndio está a ameaçar as habitações, com várias pessoas a serem retiradas.

O distrito de Leiria está a ser particularmente fustigado. Além do incêndio em Alvaiázere outros três incêndios de grandes estão ativos no distrito. No concelho de Pombal, um incêndio na localidade de Vale da Pia está a ser combatido por 216 operacionais apoiados por 54 meios terrestres e três aéreos. 

Outro teve início pelas 16h06 numa zona de povoamento florestal na Caranguejeira. Neste momento 300 operacionais combatem o fogo, apoiados por 84 viaturas e cinco meios aéreos. Em Regueira de Pontes, 109 bombeiros combatem um incêndio apoiados por 35 viaturas. 

Os incêndios já levaram ao corte de estradas no distrito

O Município de Leiria fez um apelo nas redes sociais, pedindo para que toda a população entre Figueiras e Mata dos Milagres deixe as respetivas habitações e se dirija Pavilhão dos Pousos ou Estádio Municipal.

O Presidente da Câmara de Leiria fala numa “tarde difícil”.

“Estamos a viver um início de tarde muito difícil no concelho de Leiria com o deflagrar de vários incêndios, nomeadamente na Caranguejeira, onde lavra com grande intensidade, e temos também incêndios em Regueira de Pontes, Milagres e Boa Vista”, afirmou no Facebook.

Em Ourém, um novo incêndio teve início esta terça-feira pelas 12h07 na localidade da Cumieira, freguesia de Espite. Por esta altura 298 operacionais estão no combate ao fogo, apoiados por 84 viaturas e três meios aéreos.  

De acordo com informações do site da Proteção Civil, às 18h45, em todo o país estavam em curso 12, oito em fase de resolução e 51 estão em fase de conclusão em território nacional. Ao todo, 2488 operacionais estão no terreno apoiados por 714 meios terrestres e 23 meios aéreos.