Mais de 300 mil falhas nas transferências de apoio de 125 euros

Mais de 300 mil falhas nas transferências de apoio de 125 euros
Envato

O Ministério das Finanças admitiu hoje que 320 mil transferências não foram processadas. 

Foi logo a partir do dia 20 de outubro que muitos portugueses ficaram atentos à conta bancária na espera para receber o apoio extraordinário dos 125euros. Mas o que muitos contribuintes não sabiam é que o IBAN não estava correto no portal das finanças, mesmo depois de terem retificado e verificado os dados pessoais.

As queixas têm crescido todos os dias com vários testemunhos de contribuintes que revelam casos insólitos de IBAN´s que nunca pertenceram às pessoas em questão e que foram alterados sem nenhum consentimento.

O erro já foi assumido pelo Ministério das Finanças que, em comunicado enviado às redações, revela que cerca de 320 mil transferências não foram processadas devido a um IBAN inválido no Portal das Finanças.

Com o número de afetados a crescer a Autoridade Tributária continua a dizer que no registo do IBAN, no cadastro do portal das Finanças, podem existir números referentes a contas antigas que já não estão em funcionamento. Para além disso, reforça que é essencial proceder à atualização dos dados, de modo a que o pagamento seja realizado dentro da conformidade.

Adianta ainda que até ao momento não reconhece qualquer situação invulgar no processo de atualização do IBAN, contrariando assim as várias queixas que se têm verificado.

Mas de qualquer forma saiba que processo de alteração demora duas semanas, e que as Finanças tentarão sucessivamente fazer o pagamento durante seis meses até que a situação estejam resolvida.