Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Olena Zelenska em Belém

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Olena Zelenska em Belém
Lusa

Primeira-dama da Ucrânia chegou a Lisboa na terça-feira e participou na abertura da Web Summit.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu ontem em audiência no Palácio de Belém a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, que está em visita a Portugal desde terça-feira.

Olena Zelenska chegou às 20:41 ao Palácio de Belém, que tinha o dispositivo de segurança reforçado relativamente ao que é habitual.

Depois de registados os sorrisos e algum nervosismo pelos fotojornalistas e repórteres de imagem, Marcelo Rebelo de Sousa encaminhou a primeira-dama ucraniana para a assinatura do livro de honra, que não estava previsto pelo protocolo.

O livro de honra chegou entretanto à sala, Olena Zelenska assinou-o e foi acompanhada pelo Presidente da República português para a sala onde iria decorrer a audiência.

A primeira-dama da Ucrânia chegou a Lisboa na terça-feira e participou na abertura da Web Summit, que se realiza no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa até sexta-feira.

No arranque da cimeira tecnológica, na terça-feira, e perante um pavilhão cheio, Zelenska acusou o regime russo de Vladimir Putin de estar a utilizar a tecnologia “ao serviço do terror”.

“A Rússia põe a tecnologia ao serviço do terror e o que vemos hoje é resultado do uso dessa tecnologia”, afirmou, ao encerrar a cerimónia de abertura da Web Summit, e deixou os participantes com imagens da destruição provocada por um míssil em Kiev, capital da Ucrânia.

A mulher do presidente ucraniano acrescentou que especialistas tecnológicos russos que antes trabalhavam no setor privado colaboram agora na guerra contra a Ucrânia – que começou a 24 de fevereiro – e pediu ajuda aos empreendedores para enfrentar este problema.