Marcelo só se recandidatou por conta da pandemia

Seis anos de Presidente Marcelo

Marcelo falou sobre o seu segundo mandato como Presidente da República e garantiu que António Costa ficará no cargo até 2026. 

Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro que só se voltou a candidatar a Presidente da República por conta da pandemia. Acredita ainda que António Costa vai cumprir o mandado até 2016, tal como prometeu ao país no discurso de tomada de posse em março. 

Durante um podcast do jornal Expresso, o Presidente da República foi questionado sobre o porquê de se ter candidatado ao segundo mandato, ao que respondeu “pandemia”. 

Marcelo relembrou os cinco anos do primeiro mandato como “cinco anos brutais”, devido a todos os acontecimentos que classificou como “desgastantes”, principalmente devido a acontecimentos como os incêndios de 2017 e a pandemia da Covid-19. 

Neste segundo mandato, Marcelo diz ter a agenda “mais sobrecarregada”, não só pelas consequências da pandemia, mas principalmente pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

Sobre os rumores de Costa sair antes do previsto do seu cargo como Primeiro-ministro, Marcelo diz conhecê-lo desde os 19 anos e que as palavras que foram ditas por António Costa no discurso de posse foram bastante claras. 

Quando questionado sobre o seu futuro como ex-Presidente da República, Marcelo diz já ter tudo “mais ou menos pensado” sem acrescentar grandes pormenores sobre o assunto.