Marcelo tem encontro marcado com partidos

Marcelo Rebelo de Sousa lamenta morte de

Já foram divulgadas as datas em que o Presidente da República vai ouvir os partidos.

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir entre terça e quarta-feira os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas eleições legislativas.

“Nos termos do artigo 187.º, n.º 1, da Constituição, o Presidente da República vai ouvir, amanhã e depois, os partidos políticos representados na Assembleia da República, na sequência das eleições legislativas de ontem”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.

Dia 1 de fevereiro:

15:00 – Livre (L)
16:00 – Pessoas-Animais-Natureza (PAN)
17:00 – Bloco de Esquerda (BE)
18:00 – Partido Comunista Português (PCP)

Dia 2 de fevereiro:

15:00 – Iniciativa Liberal (IL)
16:00 – Chega (CH)
17:00 – Partido Social Democrata (PPD/PSD)
18:00 – Partido Socialista (PS)

O Partido Socialista conseguiu ontem uma vitória histórica, ao alcançar a maioria absoluta pela segunda vez na história do partido, e uma vantagem superior a 13 pontos sobre o PSD.

As eleições deram ainda destaque à extrema-direita, consagrando o Chega como terceira força política do Parlamento, com 12 deputados.

Os grandes derrotados da noite foram CDS, que fez história ao desaparecer do Parlamento, não elegendo nenhum deputado pela primeira vez em 47 anos; PSD, cujo líder, Rui Rio, admitiu não ver “como pode ser útil” num enquadramento de maioria absoluta do PS; e a esquerda, com CDU e BE a verem a sua representação parlamentar reduzida a seis e cinco deputados, respetivamente. O Livre e o PAN elegeram um deputado cada.