Milhares de operacionais no terreno combatem vários incêndios

Dois mortos durante incêndio de Murça
REUTERS/Rodrigo Antunes

27 fogos estão atualmente em curso em Portugal continental. Incêndios em Leiria, Faro e Palmela são os que reúnem mais meios.

Incêndio em Palmela, no distrito de Setúbal, mobiliza já mais de 300 operacionais apoiados por 74 meios terrestres e dois meios aéreos. O incêndio junto ao castelo de Palmela já está a ameaçar a vila tendo-se alastrado até ao Parque Natural da Arrábida.

Em Almancil, no distrito de Faro, a situação continua complicada, numa altura em que as chamas avançaram pela Quinta do Lago. Várias casas foram evacuadas com a água das piscinas das habitações a ser utilizada no combate ao incêndio. As entradas no empreendimento estão para já proibidas, mesmo para moradores. A combater o incêndio que começou ontem à noite em Gambelas mobiliza 314 operacionais, 113 viaturas e dois meios aéreos.

Em Leiria, o incêndio na localidade da Caranguejeira continua a procurar os bombeiros, com mais de 337 bombeiros no local e 105 viaturas. O incêndio de Vale da Pia em Pombal mobiliza 422 operacionais, 107 viaturas e três meios aéreos. Centenas de pessoas foram retiradas das suas casas nomeadamente na localidade da Freixeira. Várias localidades no distrito de Leiria estão sem água.

Incêndios em curso mobilizam 2624 operacionais, 746 viaturas e 24 meios aéreos.