PUB
Notícias Portugal Ministério Público faz buscas na residência de António Costa

Ministério Público faz buscas na residência de António Costa

Ministério Público faz buscas na residência de António Costa

Processo envolve João Galamba, Matos Fernandes e Lacerda Machado. Já houve detenções.

O Ministério Público está a realizar buscas na residência oficial de António Costa, na casa do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e na casa do ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

De acordo com o Público, foram detidos o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o consultor próximo de Costa, conhecido como seu “o melhor amigo”, Diogo Lacerda Machado e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como dois executivos de empresas.

De acordo com a SIC, os dois executivos de empresas são Rui Oliveira Neves e Afonso Salema.

O jornal avança ainda que Galamba e João Matos Fernandes serão constituídos arguidos, assim como o atual ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

As buscas dizem respeito a um processo que envolve o ministro das Infraestruturas João Galamba, o ex-ministro do Ambiente João Matos Fernandes e o empresário Diogo Lacerda Machado.

O processo em causa investiga os negócios do hidrogénio e do lítio, nomeadamente contratos feitos para a exploração de lítio em Montalegre e o megaprojeto do hidrogénio verde, em Sines.

Sobre Galamba e os antigos ministros Matos Fernandes e Siza Vieira recaem suspeitas de tráfico de influências e corrupção por alegados favorecimentos ao consórcio da EDP, GALP E REN, os responsáveis pela exploração do lítio e do hidrogénio.

António Costa deslocou-se a Belém, para ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência das buscas e detenções em curso, avança o Expresso.

São Bento e o Ministério do Ambiente já confirmaram as buscas.

A assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirmou a existência de buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática também confirmou a realização de buscas da PSP nas suas instalações, no entanto, fonte oficial do ministério de Duarte Cordeiro disse não conhecer ainda o motivo das buscas.

Exit mobile version