Monkeypox: Mais de 500 casos em Portugal

Monkeypox: OMS considera improvável que surto se transforme em pandemia
REUTERS/Dado Ruvic

Portugal continental e Madeira registaram 515 casos de Monkeypox. É o sexto país da Europa com mais casos confirmados.

Desde o primeiro caso registado em Portugal a 3 de maio até à última quarta-feira foram confirmados 515 casos de infeção por Monkeypox. Segundo indica a DGS, a maioria das pessoas que estão ou foram infetadas pelo vírus têm idades entre os 19 e 61 anos, com predominância para o grupo etário entre os 30 e 39 anos. A grande maioria são do sexo masculino – 99.7%. Houve um caso reportado do sexo feminino. 

De acordo com o relatório semanal da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal continental e a Madeira registaram mais casos de infeção humana pelo vírus VMPX. A grande maioria dos casos foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 84.3%. Segue-se a região Norte do país com 36 casos, Centro com seis, Alentejo com quatro, Algarve com três e, por fim, Madeira com dois. 

Até quarta-feira foram reportados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela delegação da Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) 8.238 casos em 35 países da região europeia. Portugal é o sexto país europeu com mais casos, atrás está Reino Unido, Espanha, Alemanha, Países Baixos e França. 

A DGS recomenda que a vacina contra a infeção seja administrada em humanos após o contacto próximo com casos confirmados pelo vírus VMPX. Portugal recebeu 2.700 doses da vacina pela Comissão Europeia.

O Comité de Emergência da OMS vai reunir-se novamente na próxima semana para analisar a evolução do surto. Esta é a segunda reunião realizada, depois da primeira que decorreu no final de junho.