Uma mulher acusou um padre de Vila Real de a ter abusado sexualmente quando era criança. O sacerdote refuta as acusações.
O caso tem 18 anos.
Uma mulher alega que foi abusada sexualmente por um padre quando era criança na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real.
A alegada vítima, agora com 32 anos, diz que o acusado é o padre Heitor Antunes e que denunciou a situação ao professor de Educação Moral e Religiosa, na altura Manuel Linda, o atual bispo do Porto.
A vítima afirmou que o então docente lhe disse na altura que a culpa era dela e que podia recusar os avanços do sacerdote.
Em declarações ao Correio da Manhã, a mulher disse que ela e o padre em causa estavam apaixonados. Tiveram uma relação amorosa durante dez anos com a mulher a engravidar aos 18 anos de idade.
A alegada vítima refere que o padre prometeu largar a diocese de Vila Real para ficar com ela quando engravidasse, o que não aconteceu. Depois ter-lhe-á dito que seria quando ela terminasse o curso superior e, mais tarde, disse lhe que seria após o nascimento da filha de ambos.
Hoje, a mulher quer que o padre seja responsabilizado pelos seus atos.
D. Manuel Linda diz não se recordar que tenha recebido qualquer denúncia por parte da mulher e, caso tivesse acontecido, teria reportado a denúncia ao bispo de Vila Real.
Recorde-se que D. Manuel Linda disse há pouco tempo que o abuso sexual de menores não é um crime público e por isso não há obrigatoriedade de denúncia.
Já o padre visado no caso recusa as acusações de abusos sexual de menor, explicando que, quando teve relações sexuais com a mulher, esta já tinha 19 anos.