PUB
Notícias Portugal Neve encerra estradas no maciço da serra da Estrela

Neve encerra estradas no maciço da serra da Estrela

Serra da Estrela coberta de branco após primeiro nevão

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

As estradas do maciço central da serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a circulação está interrompida em quatro troços.

Pelas 02.30 foram encerrados os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre – Torre) e 13 (Torre – Lagoa Comprida), e às 05:00 foi encerrado o troço 9, que liga Piornos a Manteigas, e ainda o 1 e o 2, que ligam Portela de Arão a Lagoa Comprida e Lagoa Comprida – Sabugueiro, respetivamente.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1.000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destacou o instituto.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 03:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado devido à queda de neve.

O IPMA alertou na quarta-feira para o agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo, sobretudo no Centro e no Norte do país.

Exit mobile version