Só no ano passado, foram feitas mais de 20 mil queixas às autoridades, o que significa uma média de 53 por dia.
Maus-tratos, violência doméstica, burlas, roubos ou ameaças são os principais crimes cometidos contra os idosos. A maioria das vítimas tem mais de 65 anos e é do sexo masculino.
Nos últimos cinco anos, segundo o Correio da Manhã, a PSP e a GNR registaram 97 972 crimes contra pessoas com mais de 65 anos, o que dá uma média de 53 denúncias por dia.
Números que espelham a vulnerabilidade a que os mais velhos estão expostos.
Nos primeiros 18 dias deste mês de janeiro, a GNR recebeu 66 participações, a maioria, no distrito de Viseu. Mas o distrito que mais preocupa as autoridades é Porto, seguido de Aveiro, Braga, Faro e Setúbal.
As burlas encabeçam o crime que mais tem crescido ao longo dos últimos anos. As mais recorrentes são praticadas através de esquemas com falsos funcionários que alegam pertencerem a empresas conhecidas. Só no ano passado, a PSP e a GNR receberam 1255 queixas.
Entre 2017 e 2021, o número de inquéritos em investigação por crimes contra idosos triplicou. A Procuradoria-Geral da República está preocupada com o fenómeno criminal, até porque na maioria das vezes, os delitos acabam silenciados pelas vítimas, já os agressores têm por norma, laços próximos com os idosos.