Onda de calor e perigos associados

IPMA coloca 13 distritos em alerta vermelho

As ondas de calor podem acontecer durante todo o ano, mas são mais comuns na altura do verão. Impacto na saúde humana merece preocupação. 

As ondas de calor são acontecimentos meteorológicos perigosos e que merecem toda a nossa atenção. Acontecem quando as temperaturas sobem mais que 5ºC da média diária normal, durante mais do que seis dias consecutivos. 

Para além do impacto na saúde humana, as ondas de calor contribuem para a criação de condições propicias à propagação de incêndios florestais, pode ler-se no site oficial da Proteção Civil

Os idosos são normalmente os mais afetados, tal como as crianças. Para além da alteração do estado normal da pessoa, pode ainda condicionar as vias respiratórias. “A temperatura do corpo resulta de um equilíbrio entre a produção e a perda de calor”, com o aumento da temperatura ambiente as pessoas produzem transpiração. Transpiração esta que liberta água e sais minerais através da pele, essenciais para o bom funcionamento do corpo. 

As ondas de calor que ocorrem normalmente em Junho, em Portugal Continental, estão associadas à elevada mortalidade que normalmente acontece por esta altura. 

Segundo o site da Proteção Civil, as ondas de calor são “extremamente perigosas”. Devemos tomar as devidas precauções e beber bastante água de forma a evitar desidratações que podem levar à morte

Destacam-se pela sua intensidade e duração as ondas de calor de junho de 1981, julho de 1991 e uma das mais longas julho/agosto de 2003.