PJ apreende oito toneladas de cocaína em caixas de bananas

PJ apreende oito toneladas de cocaína em caixas de bananas
Fotografia PJ

“Operação Bananero” é uma das maiores apreensões de cocaína realizadas em território nacional.

A Polícia Judiciária anunciou a apreensão de 8,135 toneladas de cocaína. Em comunicado, a PJ explicou que a droga chegou ao porto de Setúbal “dissimulada no interior de elevado número de paletes de caixas de bananas transportadas nos porões de três navios”.

Os navios faziam parte de uma linha comercial que fazia ligações entre portos colombianos e portos europeus, destinando-se “a abastecer os circuitos ilícitos de consumo em vários países europeus”, explica a polícia.

A “Operação Bananero” foi desenvolvida através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, com o apoio do DIC de Setúbal e contou com apoio de polícias e outras entidades internacionais, “bem como com apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Guarda Nacional Republicana”.

A apreensão acabou por se revelar com uma das maiores deste tipo de droga realizada em território nacional.

No comunicado, a PJ explica ainda que a operação faz parte de um esforço de investigação de grandes redes de tráfico internacionais. Só este ano já “foram apreendidas em Portugal um total de 12,176 toneladas de cocaína, o que, comparando com a totalidade da cocaína apreendida em todo o ano de 2021, representa já um aumento de 22,7%”.