PJ faz buscas relacionadas com contratos do SIRESP

PJ, Polícia Judiciária, inspetor, crime, investigação, arma de fogo, droga, tráfego

Buscas realizadas em quatro empresas e três residências particulares.

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, quatro empresas e três residências particulares relacionadas com os contratos com a rede de emergência do Estado SIRESP, revelou hoje o Ministério Público.

Segundo a nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), a investigação está a ser conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

As buscas domiciliárias e não domiciliárias decorrem em vários locais e visam “a recolha de prova relacionada com eventuais favorecimentos de indivíduos e/ou entidades particulares, em detrimento do interesse público, através de adjudicação de contratos relacionados com o SIRESP”.

Em causa estarão os crimes de tráfico de influência, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção passiva, corrupção ativa, participação económica em negócio, abuso de poder e prevaricação.

Altice objeto de buscas 

A Altice confirma que foi uma das empresas objeto de buscas pela Polícia Judiciária, tendo prestado “toda a colaboração que lhe foi solicitada” e estará disponível para todos os esclarecimentos.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da dona da Meo “confirma que [a Altice] foi uma das empresas objeto de buscas pela Polícia Judiciária em cumprimento de mandato do Ministério Público, no âmbito de processo de investigação em curso”.

A mesma fonte acrescentou que a Altice Portugal “prestou à Polícia Judiciária toda a colaboração que lhe foi solicitada”.

Além disso, “a Altice Portugal esteve e sempre estará disponível para quaisquer outros esclarecimentos”, concluiu a mesma fonte.

MAI manifesta “satisfação” pelas buscas 

O Ministério da Administração Interna (MAI) manifestou “satisfação” pelas buscas que a Polícia Judiciária está a efetuar.

“O Ministério da Administração Interna manifesta a sua satisfação face às diligências processuais da Polícia Judiciária hoje em curso nas instalações da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e da empresa Siresp SA”, refere o MAI, numa resposta enviada à Lusa.

O Ministério tutelado por José Luís Carneiro recorda que a ex-ministra da Administração Interna e da Justiça Francisca Van Dunem fez uma participação ao Ministério Público em março deste ano para “serem adotadas as providências adequadas às suspeitas sobre a regularidade formal dos atos preparatórios e contratos relativos ao concurso SIRESP”.

O MAI refere ainda que a SGMAI e a SIRESP SA vão prestar “toda a colaboração que lhes for solicitada por parte das autoridades competentes”.