Portugal é casa de cerca de 205 mil brasileiros

Portugal evoluiu na maioria dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Envato

A população estrangeira residente em Portugal voltou a aumentar pelo sexto ano consecutivo. A comunidade brasileira continua a ser a maior, com 30% dos residentes.

Não é só a maior comunidade estrangeira a residir por terras lusas como teve, em 2021, o maior aumento de entradas desde 2012. Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Portugal é agora a casa de cerca de 205 mil brasileiros, o que representa um aumento de 11% face ao ano anterior.

Olhando para o panorama geral, a comunidade brasileira representa quase 30% dos cidadãos estrangeiros titulares de autorização de residência, num universo de 699 mil pessoas. Um número que cresceu pelo sexto ano consecutivo, desta vez em 5,6%, face a 2020 e que indica também que nunca antes viveram tantos estrangeiros em Portugal.

A seguir à comunidade brasileira, a britânica é a maior seguida pela cabo-verdiana, italiana e indiana. O relatório da Imigração aponta a segurança e as vantagens fiscais como os principais fatores de atração de estrangeiros.

Muitos dos imigrantes vivem no litoral, sendo que os distritos de Lisboa, Faro e Setúbal continuam no topo das preferências. Porém, o SEF constatou um aumento de estrangeiros a residir em Viana do Castelo. A maioria dos títulos de residência foram concedidos por motivos profissionais e pelo reagrupamento familiar, mas também por provas de estudo.