Portugal recebeu 65 crianças e jovens não-acompanhados da Ucrânia

Crianças

800 famílias portuguesas manifestaram interesse em receber crianças e jovens vindos da Ucrânia, através da plataforma Portugal for Ukraine.

Desde o início da guerra, Portugal recebeu 65 crianças e jovens não-acompanhados da Ucrânia. De acordo com os dados divulgados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as crianças e jovens menores de idade estão ao cuidado de instituições ou famílias portuguesas.

Foram registadas, até à passada sexta-feira, 800 manifestações de interesse de famílias portuguesas para acolher crianças ucranianas, através da plataforma criada pelo Governo, Portugal for Ukraine. A plataforma congrega “todas as respostas e ações em curso, tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal”.

Até segunda-feira tinham sido feitos 23.813 pedidos de proteção temporária da Ucrânia, dos quais 8511 são de crianças.

O presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), André Costa Jorge, alerta para as caravanas que trazem menores não acompanhados sem informação certificada, realçando que a organização trouxe apenas uma vez um jovem nessa situação. “Naquele contexto o menor disse que tinha um familiar e as pessoas acreditaram, mas podiam ficar numa situação complicada e inadvertidamente participar em processo de tráfico de seres humanos”.

Segundo André Jorge, os autocarros para Portugal começam a chegar vazios. “Um autocarro com 40 lugares trouxe oito pessoas. Dá-me a ideia de que já estamos a atingir o limite de pessoas que querem vir para Portugal”, afirma.