Preço da gasolina simples em dezembro esteve abaixo dos valores do início do ano

Em dezembro, a gasolina simples 95 custava, em média, 1,58 euros por litro, tendo iniciado o ano a 1,66 euros por litro.

O preço da gasolina simples 95 esteve, este mês de dezembro, em valores inferiores aos registados em janeiro, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo os preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

De acordo com os preços, publicados no Portal Preços dos Combustíveis Online da DGEG e consultados pela Lusa, na semana passada a gasolina custava, em média, 1,58 euros por litro, tendo iniciado o ano a 1,66 euros por litro.

Já o gasóleo simples era em janeiro mais barato do que agora, ainda que também tenha registado uma queda no preço em dezembro. Assim, este combustível começou o ano a custar 1,49 euros por litro e neste momento ronda os 1,61 euros por litro.

Estes preços médios significam que a gasolina está, neste momento, com preços inferiores ao gasóleo, algo que aconteceu várias vezes durante o ano, contrariando a tendência histórica.

O preço dos combustíveis disparou este ano, com o impacto da guerra na Ucrânia a fazer subir o valor do barril do petróleo, que em junho chegou a ultrapassar os 140 dólares.

A gasolina atingiu e ultrapassou a barreira dos dois euros por litro durante 70 dias este ano, tendo o gasóleo atingido níveis semelhantes em 28 dias, com junho a ter os preços mais elevados, segundo os dados da DGEG.

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado esta semana pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 26 de dezembro a 01 de janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,813 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,631 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,666 euros por litro para o gasóleo.