Prosseguem buscas para encontrar pescadores nos Açores

Retomadas buscas por pescadores nos Açores

Dois pescadores estão desaparecidos desde sábado.

As buscas para encontrar os dois pescadores desaparecidos desde sábado nos Açores, depois de o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria, continuam a ser infrutíferas, disse hoje à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.

“As buscas têm sido ininterruptas desde sábado. Mas, até agora não conseguimos encontrar qualquer indício”, explicou a comandante da Marinha Mónica Martins, acrescentando que as operações prosseguem hoje.

No local estão esta manhã mobilizadas duas embarcações da Autoridade Marítima, juntamente com o navio da Marinha NRP Setúbal, que se mantém na área em permanência, além da embarcação de pesca Baía do Sol, indicou ainda, em declarações à Lusa.

“Estão também a colaborar nas buscas um navio mercante e um veleiro, que estão em trânsito na zona”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Marinha, estão também a ser realizadas buscas por terra com elementos dos bombeiros de Santa Maria e da Polícia Marítima.

Em paralelo, estão a ser realizadas “operações de mergulho” no local, numa operação que conta com “a participação do sobrevivente do acidente”, indicou.

Mónica Martins assinalou ainda que foi lançado um aviso à navegação para que todas as embarcações que estão a cruzar as áreas de buscas tenham especial atenção a qualquer eventual vestígio.

A embarcação de pesca Alexandre, que encalhou perto da baía da Praia Formosa, foi rebocada para o porto de Vila do Porto.

O alerta, recebido às 18:45 no Centro de Coordenação e Buscas de Ponta Delgada, foi dado por um terceiro tripulante, resgatado com vida pela embarcação de pesca Santo Onofre, cerca das 18:00.

De acordo com o sobrevivente, os dois pescadores deixaram de ser vistos às 14:00.

As operações são geridas pela Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.