PUB
Notícias Portugal Proteção Civil: 171 incêndios registados até às 19:00

Proteção Civil: 171 incêndios registados até às 19:00

Dezanove concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio
LUSA

Mais de 2600 operacionais no terreno no combate aos fogos em curso. Ocorrências em Pombal, Leira, Faro, em Palmela, Guarda e Aveiro são as que mais preocupam.

Cerca de 27 incêndios estão atualmente ativos em Portugal Continental com o comandante André Fernandes da Proteção Civil a destacar as ocorrências de Pombal com 450 operacionais empenhados, Leiria com cerca de 371 operacionais no terreno, Faro com 324, Palmela com 460 operacionais envolvidos e ainda Seia, com 186 e Oliveira de Azeméis com 224.

Os “distritos da zona Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, incluindo Setúbal”, são por isso os mais afetados, de acordo com o último balanço.

De acordo com o último balanço da Proteção Civil, desde o início dos incêndios registaram-se 135 feridos, 70 dos quais bombeiros. Dois são feridos graves, sendo um operacional e outro civil.

O IC8 e a estrada nacional (EN) 10 são, neste momento, as únicas vias com troços cortados.

Centenas de pessoas tiveram de ser retiradas de várias localidades, números que, de acordo com o comandante, estão a ser atualizados. Ainda assim, André Fernandes destaca o comportamento da população “que tem acatado bem as decisões de evacuação”, falando de um comportamento “exemplar”.

A proteção civil destacou o período entre as 12:00 e as 17:00 como sendo o mais propício ao deflagrar das chamadas, tem em conta o número de ignições registadas durante nesse horário.

Exit mobile version