Publicidade é principal fonte de financiamento dos media em Portugal

Conselho de Disciplina da FPF instaura processo contra jornalista

Foi identificado em 69% dos meios.

A publicidade continua a ser o principal mecanismo de financiamento dos media em Portugal, tendo sido identificado em 69% dos meios, seguido das subscrições, com 28%, segundo dados divulgados pelo observatório Iberifier.

De acordo com um levantamento efetuado em 2022 pelo Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier – Iberian Media Research & Fact-Checking) – que, em Portugal, conta com investigadores do Observatório da Comunicação (OberCom) e do Centro de Investigação em Estudos de Sociologia (CIES–ISCTE) –, o ‘branded content’ (criação de conteúdo diretamente relacionado com uma marca) integra a estratégia de financiamento de 19% dos media, seguido dos subsídios (15%), do ‘e-commerce’ (9%), da consultoria (6%) e dos donativos (5%).

No que se refere às plataformas sociais mais utilizadas pelos meios de comunicação, destaca-se o Facebook, com 88%, e o Instagram, com 49%. Já o ‘podcast’ está presente em 14% dos meios, enquanto o recurso ao Tik Tok é mais discreto, com apenas 1%.

Estes e outros resultados do mapeamento dos media em Portugal podem ser consultado a partir de hoje numa plataforma criada para esse efeito pelo Iberifier, que identificou e caracterizou os meios de comunicação existentes no país.

Promovido pela Comissão Europeia e associado ao Observatório Europeu de Media Digitais (EDMO), o Iberifier é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha que visa combater a desinformação.

O projeto é coordenado pela Universidade de Navarra, Espanha, mas tem como principal parceiro o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. No total, integra 12 universidades, cinco organizações de verificação e agências de notícias (entre as quais a agência Lusa) e seis centros de investigação multidisciplinares.