PUB
Notícias Portugal Recomendações do IPMA para os dias mais quentes

Recomendações do IPMA para os dias mais quentes

DGS recomenda atenção aos mais vulneráveis por causa do calor
Dua Chuot Pexels.com

IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, proveniente dos incêndios no Canadá.

A costa sul da ilha da Madeira está esta terça-feira sob aviso vermelho e 11 distritos do continente a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje.

A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, proveniente dos incêndios no Canadá, vento por vezes forte no litoral oeste e descida de temperatura na região Sul, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou esta terça-feira a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

Exposição à radiação UV: recomendações

De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

Quanto a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Exit mobile version