Rita Marques recusa cargo na Fladgate

Rita Marques recusa cargo na Fladgate
LUSA/ João Relvas

Ex-secretária de Estado do Turismo recusou a posição de administradora no grupo empresarial The Fladgate Partnership, após polémica sobre a sua nomeação para o cargo.

O anúncio foi feito pela própria na rede social LinkedIn. Rita Marques recusou o cargo de administradora no grupo The Fladgate Partnership, ao qual pertence a World of Wine,  empresa que terá beneficiado durante o desempenho do seu cargo no Governo.

A decisão da ex-secretária de Estado acontece na sequência da polémica instalada sobre a sua nomeação e, mais concretamente do próprio Presidente da República, que considerou hoje a ida de Rita Marques para a empresa “completamente” ilegal.

Na sua publicação, a ex-secretária de Estado afirmou que durante a sua análise à proposta de trabalho firmou “a convicção de que nenhum obstáculo se colocava à assunção daquelas funções”.

Rita Marques afirmou ainda não ter tido qualquer tipo de intervenção para favorecer ou atribuir incentivos à empresa em questão.

“Não tive, no desempenho das minhas funções, qualquer papel na atribuição de incentivos financeiros ou sistemas de incentivos e benefícios fiscais de natureza contratual a esta Sociedade; e não tive qualquer intervenção direta em matéria da qual tenha resultado um benefício concreto para aquela Sociedade, já que, como é público, limitei-me a confirmar a utilidade turística a um empreendimento turístico que goza de estatuto de “Projeto de Interesse Nacional – PIN” e cuja utilidade turística tinha sido conferida antes de eu iniciar funções de Secretária de Estado”, explicou.

Desta forma, Rita Marques renuncia ao cargo, afirmando “não ter condições de aceitar, nesta altura, o convite que me foi dirigido, e que previa que eu iniciasse funções a 16 de janeiro”.

Também a empresa já confirmou a decisão da antiga secretária de Estado.

“A The Fladgate Partnership informa ter recebido hoje, da Senhora Engenheira Rita Marques, a indicação de que não pretende avançar com a efetivação da relação profissional anteriormente anunciada”, informou a empresa, em comunicado divulgado hoje.