fbpx
Select Page
Portugal

Segunda fase do acesso ao Ensino Superior arrancou hoje

Já há universidades sem vagas por preencher.

9 Setembro, 2019 - 18:25

Diogo Ramalho

A primeira fase das colocações no ensino superior ficou conhecida ontem. Há 38 cursos que não preencheram uma única vaga e cinco universidades que não têm vagas para as fases seguintes de acesso ao ensino superior público. No topo do pódio surge a Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e as três escolas de enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra.

Destaque para a Universidade Nova de Lisboa, que foi a única universidade generalista do país a ocupar 100% das vagas disponíveis na primeira fase do concurso nacional deste ano, com a colocação de 2.577 alunos. Esta instituição lidera a nível nacional 14 cursos de diversas áreas em 35% da oferta curricular.

Já o ISCTE, através de um comunicado, diz que, este ano, o aumento da nota média de entrada subiu para 14,7 valores. O índice de força da instituição subiu, com o peso dos candidatos em primeira opção face ao total de vagas disponíveis ter sido de 174.3%. Esta instituição recebeu no total 1.933 candidaturas em primeira opção, para 1.109 vagas disponíveis.

A primeira opção dos candidatos recaiu sobre a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade de Lisboa.

Nos politécnicos, a primeira opção verificou-se apenas nos institutos de Lisboa e do Porto, e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Há instituições que mesmo não tento preenchido todos os lugares, deixaram apenas algumas dezenas para as fases seguintes. Estas vagas estão disponíveis nas universidades de Aveiro, Minho, Porto, Lisboa, dos politécnicos do Cávado e Ave, Lisboa, Porto e Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Por seu lado, há ainda 38 cursos que não preencheram nenhuma vaga.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior este ano aumentou para 44.500 estudantes, 1,2% acima do ano passado.

A segunda fase de candidaturas começa esta segunda-feira, dia 9, e termina a 20 de setembro. Os resultados serão divulgados a 26 de setembro.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa