TAP: Mais de uma centena de trabalhadores concentrados à porta em protesto

TAP: Mais de uma centena de trabalhadores concentrados à porta em protesto
LUSA/ Tiago Petinga

Trabalhadores exigem demissão da administração, numa manifestação silenciosa.

Mais de uma centena de trabalhadores da TAP estão hoje concentrados na entrada das instalações da companhia aérea, em Lisboa, para exigir a demissão da administração, numa manifestação silenciosa convocada por mensagem.

Na mensagem transmitida entre trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, os trabalhadores da companhia aérea são chamados a manifestar-se de forma “pacífica e silenciosa”, durante a hora de almoço.

“Vamos exigir a sua demissão [do Conselho de Administração]”, lê-se na missiva. “Vamos de forma ordeira mostrar a est@s senhor@s que a TAP não é Versailles e que não têm o nosso apoio nem nos podem exigir sacrifícios enquanto recolhem para eles benefícios despesistas”, acrescentam.

Mais de uma centena de trabalhadores respondeu ao apelo e encontra-se concentrada em silêncio, por vezes interrompido por assobios, à porta das instalações da TAP, onde tentaram também impedir a saída de alguns veículos.

Os manifestantes, que deverão pertencer a vários setores da companhia aérea, não querem prestar declarações aos jornalistas.

A TAP tem sido protagonista de vários casos na comunicação social, entre os quais a polémica indemnização de 500.000 euros a Alexandra Reis que motivou demissões no Governo.

A companhia aérea está a ser alvo de um plano de reestruturação que inclui cortes salariais aos trabalhadores e que motivou uma greve de tripulantes em dezembro, estando outra já marcada para o final deste mês.