Temperaturas sobem este fim de semana

Temperaturas começam hoje a subir

14 distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido à subida das temperaturas. 

As temperaturas vão voltar a subir já este fim de semana, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

 As temperaturas podem chegar aos 42º Celsius em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo. 

O IPMA salientou que a temperatura máxima pode subir, este sábado, entre cinco a oito graus Celsius em todo o litoral Norte e Centro.

“Assim, no fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro”, pode ler-se no comunicado. 

No restante território, a temperatura máxima ronda os 35ºC e os 40ºC, com exceção para a faixa costeira onde as temperaturas vão oscilar entre os 25ºC e 35ºC.

No interior Norte e Centro, o Instituto prevê uma onda de calor desde sábado até ao final da próxima semana. Esta subida de temperatura deve-se “ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre os Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia”. 

14 distritos do continente estão sob aviso amarelo entre as 9h00 e as 18h00 de sábado devido às altas temperaturas que se vão fazer sentir nas regiões de Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Porto, Vila Real, Guarda, Bragança, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Beja e Portalegre.