fbpx
Select Page
Portugal

Transporte em plataforma digital já domina nas maiores cidades

by 20 Julho, 2019 - 19:30

Já há mais motoristas das plataformas digitais do que taxistas em Lisboa, Porto e Faro.

by 20 Julho, 2019 - 19:30

Patrícia de Freitas

Chegaram para conquistar o negócio dos transportes a pedido em Portugal e para causar uma verdadeira dor de cabeça aos condutores de táxis. Desde 2014, ou seja, em cinco anos, os motoristas das plataformas digitais são já metade dos taxistas.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto da Mobilidade Terrestre ao Jornal de Notícias, dos 38 mil 823 motoristas autorizados a prestar serviço de transporte individual de passageiros, 13 mil e 15 estão licenciados para trabalhar em veículos de transporte individual e remunerado de passageiros descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE) como a Uber, Kapten ou Bolt, sendo que no final do mês de junho existiam no país 4 mil 686 empresas de carros TVDE registados. Já ao serviço dos tradicionais táxis estão certificados 25 mil 808 condutores de 9 mil 884 empresas.

Em termos percentuais, os operadores TVDE já representam 32% do total de empresas e os motoristas 33,5%.

A Federação Portuguesa do Táxi estima que a oferta de veículos através de plataformas digitais seja mais expressiva nas grandes cidades. Alega mesmo que em Lisboa, Porto e Faro o número de transportes individuais descaracterizados já é superior ao de táxis.

O presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, acredita que a médio prazo não haverá mercado para tanta oferta de transporte. Por outro lado, fonte oficial da Uber garantiu ao JN que a oferta das TVDE acompanha a procura dos portugueses e que o turismo também tem contribuído para esta expansão. A mesma fonte revela ainda que, em 2017, cerca de cinco milhões de estrangeiros abriram a aplicação em Portugal.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa