PUB
Notícias Portugal Tribunal Constitucional chumba lei da Eutanásia

Tribunal Constitucional chumba lei da Eutanásia

Tribunal Constitucional chumba lei da Eutanásia
LUSA
PUB
pub superbook

Os juízes do Palácio Ratton voltaram a declarar a “inconstitucionalidade” da lei da eutanásia.

Após o pedido de fiscalização por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, o Tribunal Constitucional decidiu chumbar a lei que despenaliza a morte medicamente assistida.

“O plenário decidiu, por maioria, pronunciar-se pela inconstitucionalidade por algumas dar normas da lei medicamente assistida”, anunciou João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional, em conferência de imprensa. 

A decisão foi tomada por maioria, de sete juízes contra seis.

Entre as dúvidas suscitadas pelos legisladores está a definição de sofrimento para que uma pessoa possa ter acesso à morte medicamente assistida.

“Ao proceder a tal fiscalização, o Tribunal conclui que tendo o legislador decidido caracterizar a tipologia de sofrimento através da enumeração de três características (‘físico, psicológico e social’) ligados pela conjunção ‘e’, são plausíveis e sustentáveis duas interpretações antagónicas deste pressuposto. Assim fazendo, o legislador fez nascer a dúvida, que lhe cabe clarificar, sobre se a exigência é cumulativa (sofrimento físico, mais sofrimento psicológico, mais sofrimento espiritual) ou alternativa (tanto o sofrimento físico, como o psicológico, como o espiritual)”, afirmou João Causpers.

Este foi do segundo decreto a requer a fiscalização preventiva por parte do TC. Na sequência do “chumbo”, Marcelo Rebelo de Sousa terá de devolvê-lo à Assembleia na República.

 

Exit mobile version