Tripulantes da TAP aprovam pré-aviso de greve para 8 e 9 de dezembro

Tripulantes da TAP aprovam pré-aviso de greve para 8 e 9 de dezembro

Sindicato justifica decisão com “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.

Os tripulantes da TAP vão estar em greve nos próximos dias 8 e 9 de dezembro. A decisão foi avançada hoje pelo Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), após assembleia geral

A estrutura sindical justifica a decisão com os “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.

O SNPVAC dá conta ainda de uma “falta de respeito” da empresa com os tripulantes e menciona a “questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto” na vida destes trabalhadores”.

Na véspera do protesto, nos dias 6 e 7 de dezembro, será realizada uma nova assembleia de forma a avaliar o andamento das negociações do sindicato com a administração da companhia aérea.

A TAP encontra-se atualmente a negociar com os sindicatos os novos acordos da empresa para entrar em vigor em 2024, mas as reuniões não têm surtido o efeito desejado.

“Não podemos aceitar como base de negociação um Acordo de Empresa que transforma um tripulante da TAP num tripulante da Ryanair. Há mínimos”, afirmou Ricardo Penarroias, presidente do SNPVAC, em declarações à RTP 3.