Ucranianos “contam com a nossa solidariedade e segurança”

Ucranianos

Primeiro-ministro deixou mensagem no Twitter.

António Costa escreveu no Twitter que a comunidade ucraniana que vive em Portugal pode “contar com a nossa solidariedade e segurança”.

O primeiro-ministro deixou ainda aos portugueses e luso-ucranianos que ainda se encontram na Ucrânia “uma mensagem de confiança”. “Acompanhamos a comunidade e há um plano de evacuação preparado que será ativado se necessário”, escreveu.

António Costa já tinha dito que Portugal tem um plano de evacuação de cidadãos portugueses e luso-ucranianos da Ucrânia e que há abertura para o acolhimento de familiares dos ucranianos residentes no país.

“Contarão com toda a nossa solidariedade, têm sido muito bem-vindos a Portugal. Os seus familiares, os seus amigos, os seus conhecidos que entendam que devem procurar em Portugal a segurança e o destino para dar continuidade às suas vidas são muito bem-vindas. Essas são, aliás, instruções transmitidas às nossas embaixadas quer na Ucrânia quer nos países vizinhos para serem agilizadas emissões de vistos para quem pretenda vir para Portugal”, declarou o primeiro-ministro.

Relativamente aos portugueses e luso-ucranianos residentes na Ucrânia, de acordo com o primeiro-ministro, “está estabelecido um processo de evacuação e que será ativado se e quando for solicitado que assim aconteça”.