Vales para manuais escolares gratuitos já começaram

Censos2021: Nível de escolaridade da população aumentou na última década
Photo by Katerina Holmes on Pexels.com

Alunos do 1.º ciclo, 8.º ano e 11.º ano já podem levantar os vales disponíveis. Os restantes alunos terão de esperar até ao dia 9 de agosto.

Já estão disponíveis os vales para os manuais escolares gratuitos.

Os vales estão disponíveis na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos para os alunos do 1.º ciclo, 8.º ano e 11.º ano. Os restantes níveis de ensino, até ao 12.º ano, vão poder aceder aos vouchers a partir do dia 9 de agosto. 

Os vouchers estão a ser emitidos conforme as escolas descarreguem os dados dos alunos na plataforma MEGA, seguindo-se um processo aleatório de destruição de manuais escolares que podem ser novos ou em segunda mão. 

Os livros podem ser recolhidos em qualquer uma das papelarias aderentes, ao contrário dos manuais reutilizados que são levantados nas respetivas escolas. 

Dos mais de cinco milhões de manuais escolares distribuídos no passado ano letivo, foram reutilizados até agora 2,3 milhões, segundo dados do Ministério da Educação. 

No ano letivo de 2021/22 foram emitidos 6,147 milhões de vales (cada livro equivale a um vale), dos quais foram levantados 5,464 milhões.