Valor da inflação é o mais alto em 30 anos

Como fazer face ao aumento do custo de vida?
O aumento da inflação obriga as famílias a refazerem os seus orçamentos | © Envato

INE confirmou valor de inflação para 8,7%, valor mais alto desde 1992. Despesas dos transportes e restaurantes também aumentaram.

A variação homóloga do Índice de Preços no consumidor (IPC) foi de 8,7% em junho, taxa superior em 0,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). É o valor mais alto registado desde dezembro de 1992. 

O indicador de inflação subjacente (índice total, excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também aumentou. Registou uma variação homóloga de 6,0%, mais 0,4 pontos percentuais em relação a maio de 2022. É o valor mais alto desde junho de 1994. 

No que toca aos produtos energéticos a taxa aumentou para os 31,7%, face aos 27,3% do mês anterior. É considerado o valor mais alto desde agosto de 1984.

Segundo dados do INE, face ao mês anterior destacaram-se no aumento das despesas os transportes, restaurantes e hotéis. Pelo contrário,  saúde, vestuário e calçado apresentaram uma diminuição da taxa de variação homóloga para -3,5% e -0,5% respetivamente.