Vários serviços de urgência de obstetrícia encerram nos próximos dias

Menos de 80 mil bebés em Portugal
Rene Asmussen, Pexels.com

Urgências de Ginecologia/Obstetrícia e blocos de parto vão encerrar durante alguns períodos em vários hospitais pelo país. 

Os constrangimentos mantém-se nos hospitais de norte a sul de Portugal.

O encerramento mais longo, até agora, irá ocorrer no bloco de partos de Portimão, que fechou esta quinta-feira e só vai reabrir na próxima segunda-feira, às 9h00 da manhã. Desde junho, a unidade já esteve encerrada pelo menos três fins-de-semana. As grávidas da zona estão a ser encaminhadas para Faro. 

Em Aveiro a situação não é diferente. Esta sexta-feira as urgências de ginecologia e obstetrícia vão encerrar por 12 horas, a partir das 20h30. Voltam a reabrir no sábado por volta das oito e meia da manhã. 

O mesmo cenário verifica-se em Vila Franca de Xira – sem urgências de ginecologia e obstetrícia das 21h de sábado às nove da manhã de domingo. No hospital do Barreiro encerram os blocos de partos entre as 9h00 e as 21h de sábado. Também em Setúbal, o hospital fecha a urgência de obstetrícia e bloco de partos às 21h00 de domingo. 

Em Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier fecha o bloco de partos às 21h00 de domingo.

Em Braga está previsto o encerramento das urgências de obstetrícia/ginecologia e dos blocos de partos a partir das 8h00 da manhã de domingo até às 8h00 de domingo. 

De forma a saber que serviços de urgência os hospitais de Portugal estão a realizar, pode consultar o horário no portal do SNS que disponibiliza esta informação.